Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A culpa é minha e eu ponho em quem eu quizer

Com essa frase uma acalorada discussão entre dois amigos deu espaço a um intervalo silencioso em que ambos ficaram a refletir sobre o que foi dito.
Criticamos muito aqueles que não assumem suas responsabilidades e culpas pelo próprios atos, então de repente somos brindados com esse tão inusitado pensamento que resume bem o pensamento dos que tem o habito de não assumir.
É tão mais fácil se eximir e por alguém no nosso lugar, que adotamos como estratégia mental, como o caso do aluno que escreve um texto critico no quadro e o professor entrando ao velo dirigir-se ao seu lugar perguntou se era ele quem havia escrito e este não assumiu a autoria, e o mestre lamentou pois achou muito bom o conteúdo e a forma do que estava escrito.
Costumo dizer que temos os problemas que queremos em grande parte dos casos. Quando não assumimos convivemos com a culpa, isso é claro quando por um momento refletimos como se fossemos as vitimas de nossa  covardia. É certo que isso pode até mesmo nunca acontecer pois algumas pessoas não se permitem refletir.
Omissão é o trasso de quem não assume, mas podemos mudar, fazendo com que a cada vez que nos pareça interessante nos omitir reflitamos o quanto bem nos faz encarar de frente a vida e toda a sua verdade. Mudemos nossas atitudes e encaremos a vida doa o quanto doer, é sempre melhor viver com a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário