Total de visualizações de página

sábado, 3 de setembro de 2011

Automação

Aos quatorze anos comprei o meu primeiro "microcomputador" e já se vão trinta anos, o TK82C  esse da foto foi algo assim incrível pois me apaixonei pela possibilidade de estar em contato com o que havia de moderno naquela época e poder dizer que "tinha um computador" me fazia sentir "o cara".
Foi vendendo picolé que realizei essa "façanha", aprendi muito tentando desvendar tudo o que o meu computador podia fazer, comprava revistas "Micro sistemas" e também lia livros sobre o processador que fazia aquela "maquina funcionar" foi então que conheci a "linguagem de máquina" do processador Z80A mais ou menos quando fui fazer um curso de cobol no DataMeyer assisti aula com um programador que era fera Wellington e conheci também um aluno que depois foi fazer doutorado em ciência da computação no exterior, Evandro.
Desde então apaixonado por informatica e eletrônica queria saber de tudo que acontecia e todas as novidades que surgiam, impossível, as coisas começaram a correr rápido demais e muitas vertentes surgindo não dava pra saber tudo, ou pelo menos tudo com profundidade.
Hoje vejo pessoas estudando automação, vislumbrando trabalhar numa área que pode ser chamada de no minimo fascinante, tamanha a diversidade de aplicações assim como a simplicidade a que se conseguiu chegar  para as aplicações. Digo aos meus alunos que são privilegiados pois não precisaram trabalhar na "invenção da roda" como foi o meu caso.
É claro que tudo envolve uma certa dificuldade e para transpor-la tem-se que persistir e ir além do que se vê na sala de aula, é a busca individual que determinará a diferença entre os potenciais de cada aluno.
Fica aqui a sugestão, não desistam, não esmoreçam, vale apena estudar automação pois sem duvida não falta aplicações para serem desenvolvidas. Sucesso a todos.

Um comentário:

  1. Boa tarde, Prof. Isanonio.
    Também cursei COBOL no Datameyer com o mesmo professor Wellington, do qual nunca mais tive notícias. Sabe de sues caminhos? Considerando que o cobol ainda resiste bravamente, el e deve estar muito bem agora !
    Grande abraço e parabéns pelo texto. me fez lembrar de uma época muito prazerosa de aprendizado e encantamento com a tecnologia, que em vista das facilidades infinitas de hoje, parecem fora do tempo.

    ResponderExcluir