Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Interpretação de códigos de capacitores cerâmicos:

1º caso: quando o código iniciar por zero virgula (0,) ou com ponto zero (.0), os valores serão dados diretamente em µF (microfarads). Em alguns casos, pode-se ter o nF, que significa nanofarads após apresentação dos números.

2ºcaso: quando existe apenas um número (por exemplo 473), o primeiro e o segundo são significativos e o terceiro número indica o número de zeros a acrescentar aos dois primeiros algarismos. Para casos como estes a leitura deverá ser feita em pF (picofarads). Como exceção a regra tem-se o número 9 em que não temos a adição de 9 zeros e sim dividir por dez o valor obtido dos dois primeiros algarismos, este recurso destina-se a leitura de valores inferiores a 10 picofarads.

 

Tolerância dos capacitores de cerâmica:

A tolerância é dada por uma letra localizada após a parte numeral indicativa do valor:

Para capacitores até 10 pF

Para capacitores acima de 10pF

B=0,10pF

F=1%

M=20%

C=0,25pF

G=2%

P=+100%-10%

D=0,5pF

H=3%

S=+50%-20%

F=1pF

J=5%

Z=+80%-20%

G=2pF

K=10%

 

Capacitores de mica (plate)

Possuem como dielétrico folhas de mica, por não poderem ser dobradas fazem com que o capacitor possua formato quase sempre plano. Seus valores podem variar de 1pf a 10kpF, com tensões de isolamento de até 350v.

Capacitores de poliéster metalizado

Estão em desuso, sendo encontrado em equipamentos mais antigos. Tem seus valores expressos através de um código de cores.

 

Capacitores de poliéster não metalizado

Basicamente constituídos de folhas de alumínio (que formam a armadura ou placas) e separadas por um filme de poliéster (dielétrico). Bastante difundidos em boa parte possuem seus valores expressos em seu corpo. Quando não houver indicação da escala o valor deverá ser lido em pF, ainda se o valor expresso possuir casas decimais tem-se então a leitura em microfarads.

Capacitores de poliestireno e poliestireno

Termoplásticos com excelentes capacidades isolantes, sendo largamente empregados como dielétricos, de acordo com o fabricante possuirão diferentes denominações coo STYROFLEX, LUSTREX, REXOLITE, POLYPENCO.  Possuindo formato variado, são encontrados nas faixas de capacitância de 10pFa 2,2µF com tensões de trabalho de 30 a 500v, e tolerância de 2,5 a 10%.

Capacitores eletrolíticos

De construção diferenciada dos demais capacitores possui estrutura constituída de uma placa de alumínio que é posta em contato com uma substancia que ao mesmo tempo em que é condutor, apresenta uma certa atividade química em relação ao alumínio. Em contato com o alumínio, esta substancia o ataca e produz uma fina camada de oxido isolante que passa a formar o dielétrico do capacitor. Com esta camada é microscópica, a capacitância obtida por unidade de área é muito grande, visto que, quanto menor a distância entre as placas, maior é a capacitância. Por essas características é possível obter altos valores de capacitância em pequenas dimensões. A espessura da camada isolante produzida pela ação eletrolítica da substância determina não só a capacitância como também a máxima tensão que podemos aplica ao capacitor. Assim obtém-se uma camada de óxido muito fina. A despeito de terem uma elevada capacitância por outro lado não é possível aplica tensões muito elevadas. Graças a construção tubular em que as placas de alumínio extremamente fina em forma de uma fita enrolada e banhada na substancia eletrolítica, passam a atuar como indutores em frequências mais elevada. Como aplicações mais comuns pode-se referenciar as de corrente continua e em baixas frequências ou frequências de áudio.

Em razão de sua construção este capacitor possui polaridade, ou seja, seus terminais devem ser ligados obedecendo tal característica, ao custo da sua não observância causar a destruição da camada de oxido que constitui o dielétro o que levara ao curto-circuito entre suas placas. Como resultado pode-se observar a liberação de vapores e até mesmo sua explosão. Na grande maioria dos casos o capacitor apresenta inchaço quando polarizado reversamente.

Com valores expressos em µF no seu corpo juntamente com sua tensão de isolamento. Apresenta uma faixa que indica a polaridade de um dos seus terminais (em geral o negativo).

Capacitores de tântalo

Tendo como base o “peroxido de Tântalo
“ em seu dielétrico oferece diversas vantagens em relação aos capacitores eletrolíticos tais como: maior precisão (tolerância menor), menor dimensão, baixa corrente de fuga, menores variações de corrente e alta confiabilidade etc. São recomendáveis em aplicações como temporizadores, instrumentos digitais, e circuitos digitais em geral.

Possuem polaridade assim como os eletrolíticos, que deve ser observada quando da instalação no circuito.

Capacitores ajustáveis: obtém-se a variação da sua capacitância alterando a distância entre suas placas. O mais comumente encontrado com essa característica é o TRIMMER, que é constituído por uma placa fixa e outra móvel, separadas por uma folha de mica, onde ajustando o parafuso central pode-se afastar ou aproximar as placas, assim produzindo a variação de capacitância. Aumentando-se a distância das placas reduz-se a capacitância, em geral na proporção de 10:1 por exemplo um capacitor pode variar de 2 pF a 20pF. Estes capacitores são muito empregados em circuitos de alta frequência em que para ser ajustados precisam de ferramentas semelhantes a chaves de fenda com a propriedade de não serem metálicas.

 

 

 

Capacitor variável

Com funcionamento similar aos capacitores variáveis apresenta como diferença básica a variação da área das placas e não de sua distância. Para tanto o conjunto de placas moveis é acionado através de um eixo penetrando no conjunto das placas móveis, evitando, contudo, que se toquem. Possuem faixas de valores bem distintas. A primeira variando entre 150 e 410 pF empregada basicamente em faixas de ondas medias e curtas (AM e SW), sendo constituídos basicamente de 10 a 20 placas. Para modulação em frequência FM as capacitâncias são bem menores, de no máximo 50 pF.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário