Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Medidas com o Multímetro Digital

Introdução  as  generalidades  dos  instrumentos  encontrados  em  laboratório.  Praticar  a  utilização  de  suas funcionalidades mais básicas no contexto de medidas sobre circuitos passivos simples. 
Preparação 
É um instrumento de medida que incorpora pelo menos três medidores de grandezas elétricas: voltímetro, amperímetro  e  ohmímetro.  Alguns  multímetros  incluem  ainda  medidas  de  capacitância,  freqüência, continuidade, temperatura e teste de transistores e diodos. 
     VOLTÍMETRO:  usado  para  medir  a  diferença  de  potencial  elétrico  entre  dois  nós  de  um  circuito.  É conectado em PARALELO com os nós do circuito a ser medido. Características principais: 
o     alta resistência de entrada (idealmente ∞), entre 10MΩ e 100MΩ. Essa resistência não depende da escala utilizada e na maioria dos casos pode ser desconsiderada. Entretanto, na medição de circuitos de alta resistência deve-se levar em conta seu valor que é colocado em paralelo com o circuito; 
o     baixa corrente de entrada (idealmente 0). 
     AMPERÍMETRO: usado para medir a intensidade de corrente que circula numa malha do circuito. Deve ser inserido em SÉRIE com o circuito, de modo que a mesma corrente de malha passe a circular pelo amperímetro. Características principais: 
o     baixa resistência de entrada (idealmente 0); 
o     baixa queda de tensão interna (idealmente 0). 
Obs:  Os  amperímetros  digitais  são  baseados  na  medição  da  tensão  (usando  o  voltímetro)  sobre uma resistência interna conhecida e de baixo valor (I=V/R s ). O erro introduzido (queda de tensão em R s ) pode ser significativo na medida de corrente em circuitos de baixa tensão (tipicamente Rs.I < 200mV) e depende da escala utilizada. 
     OHMÍMETRO: usado para medir resistência elétrica num circuito ou elemento de circuito (resistor, diodo, etc). É conectado em PARALELO com os nós a serem medidos. São baseados na medida da tensão 
desenvolvida no circuito a partir da aplicação de uma corrente constante e de valor conhecido. O valor indicado no mostrador já é corrigido para indicar a medida correta da resistência. Características gerais: 
o     Utilizam-se  correntes  de  baixo  valor  (μA-mA)  de  modo  a  minimizar  a  potência  dissipada no circuito. A corrente aplicada depende da escala utilizada. 
o     O circuito a ser medido deve estar DESLIGADO, pois correntes externas introduzem um erro na medida e podem até danificar o instrumento. 
o     A  tensão  máxima  medida  (fundo  de  escala)  é  em  geral  da  ordem  de  centenas  de  mV.  Na maioria dos casos essa tensão não é suficiente para polarizar uma junção PN (diodo, transistor). 
Uma escala específica que possibilita a medida de tensões superiores deve ser usada nesse caso. 
o     Na medição de resistências de baixo valor (<10Ω), a resistência dos cabos do multímetro e dos contatos com o circuito podem ser significativas, induzindo a erros de medida. 
o     Na  medição  de  resistências  de  alto  valor  (>10kΩ)  deve-se  evitar  tocar  o  circuito  diretamente com  as  mãos  pois  a  resistência  da  pele  assim  como  ruídos  induzidos  provocarão  erros  de medida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário