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quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PÁRA-RAIOS - ELETRICIDADE

Num corpo que contenha certa quantidade de energia elétrica, a densidade elétrica superficial é maior nas pontas e o campo elétrico, que é proporcional a ela, pode atingir valores extremamente grandes ao ponto de ionizar as moléculas de ar que se refere as regiões pontiagudas que promovem descargas elétricas. Esse fenômeno é chamado PODER DAS PONTAS.
       A passagem de cargas elétricas através de um meio inicialmente isolante devido ao poder das pontas é largamente utilizado no cotidiano.
       Por exemplo, o pára-raios é um elemento pontiagudo e metálico que é colocado na parte mais alta do local que se quer proteger. Tem por objetivo, descarregar as nuvens eletrizadas, retraindo para si as descargas elétricas sob forma de relâmpagos. É claro que o pára-raios é ligado a TERRA, que serve como elemento receptor ou fornecedor de elétrons.
       Podemos explicar o funcionamento de um pára-raios, de forma simples, assim:
      Suponha uma nuvem carregada negativamente passando perto da ponta do pára-raios. Nessas condições, ela pode induzir cargas positivas na ponta, que por sua vez, podem ionizar o ar atmosférico, tornando-o condutor.
      Então, a nuvem se descarrega, escoando elétrons para a TERRA, através de uma faísca da nuvem para o pára-raios.
     O fenômeno é semelhante se a nuvem estiver com cargas positivas, mas, nesse caso sobem elétrons da terra para a nuvem, através de uma faísca de pára-raios para a nuvem.
    Nos aviões, a descarga elétrica tende a escoar ao longo das partes metálicas externas, não passando para a parte interna do mesmo e retornando para a atmosfera.
    Desse modo passageiros e componentes eletrônicos não sofrem nenhum tipo de alteração em suas condições normais.
    Uma curiosidade, é que nos barcos, o pára-raios deve ser instalado no mastro (ponto mais alto) e ligado a água do mar, por meio de um fio condutor isolado.
     Então tome cuidado para não tomarem um choque.
 

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